Projetos da escola

Missão

Nossa escola tem por objetivo formar, integralmente crianças, jovens e adultos na sua totalidade, respeitando sua individualidade e ampliando seu potencial interpessoal, contribuindo para a formação de cidadãos éticos e solidários, capazes de construir o conhecimento e responder criativamente aos novos desafios do mundo, levando-se em consideração a constituição plena da própria natureza humana: seu aspecto físico, biológico, psíquico e social.

Para tanto, a escola tem em seu projeto político-pedagógico uma série de ações para que os alunos possam ter acesso ao conhecimento e aprender de forma prazerosa e lúdica, buscando a qualidade do ensino cada vez mais.

Alguns dos projetos da escola são:


Escola de Tempo Integral


Desde abril de 2010, nossa escola faz parte do programa "Escola de Tempo Integral", implantado pela Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes, em que os alunos do ensino fundamental participam do período de aulas regular e, no contraturno do período de aulas, têm oficinas de informática, leitura, inglês, esportes, artes, entre outras atividades.


Tocando, cantando... fazendo música com as crianças


Desde 2008, o projeto "Tocando, cantando...fazendo música com crianças" é realizado na escola em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e tem como objetivo privilegiar o desenvolvimento da infância iniciando a partir de propostas que respeitam o modo de perceber, sentir e pensar em cada fase e contribuir para que a construção dessa linguagem ocorra de modo significativo.
O trabalho com música deve garantir à criança a possibilidade de vivenciar e refletir sobre questões musicais num exercício sensível e expressivo que também oferece condições para o desenvolvimento de habilidades, de formulação de hipóteses e de elaboração de conceitos.


Escola no Campo (Syngenta em parceria com a Escola Ambiental)

O projeto visa conscientizar as crianças de que o Brasil é o celeiro do mundo e que, por esse motivo, tem a missão de produzir alimentos para a humanidade, que cresce dia após dia. Esse crescimento contínuo amplia a responsabilidade de todos nós. Com esse projeto, visa deixar claro aos alunos o quanto é importante preservar o meio ambiente, a necessidade de produzir alimentos saudáveis, contar com sua atuação no sentido de cobrar o uso correto e seguro de agrotóxicos, dos adultos com que convive, além de valorizar o trabalho realizado pelo agricultor brasileiro e orgulhar-se dele.


Projeto Leitura

A leitura e a escrita são duas faces diferentes mas inseparáveis para a construção da prática social e cultural, além de contribuir para uma sociedade mais justa. A função do CEDIC e da escola é formar leitores, valendo-se de seus mediadores e de várias estratégias e recursos para alcançar essa competência em cada educando.
Estimular habilidade de ouvir, apreciar, emocionar-se, compreender, interpretar e dramatizar, mesclando fantasia e realidade de diferentes tipos de leituras. As estratégias de leitura devem respeitar a série ou ano em que os alunos se encontram, para facilitar dentro dos limites de cada ciclo a compreensão dos dados informativos de um texto. Assim os procedimentos adotados para cada ciclo se diferenciam.


Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência

Criado em 1983 nos Estados Unidos, o Proerd chegou ao Brasil em 1992 e hoje é desenvolvido em todos os estados brasileiros, nas escolas públicas e particulares. Os alunos da 4ª série do Ensino Fundamental tem aulas ministradas por policiais militares fardados que foram treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada para crianças e adolescentes. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas. Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado do curso, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas.
 
Copyright 2013 E.M. "Cecília de Souza Lima Vianna" - Desenvolvido pelo O.I. Deoclecio Fernandes e equipe escolar
Blogger Theme by BloggerThemes Wordpress by Wpthemesfree